Piracicaba: (19) 3403-6600
Campinas: (19) 3397-1319
Rio Claro: (19) 3597-7200
Sumaré: (19) 3396-4950

Saiba como agendar os serviços do INSS

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa todos os serviços que precisam de agendamento para que possam ser realizados em uma agência de atendimento. E, também, quais podem ser realizados à distância (internet ou telefone). Para agendar, acesse o Meu INSS (inss.gov.br e aplicativo para celulares) ou ligue para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

Desde 16 de julho de 2018, a emissão de extratos e outras declarações é feita principalmente pelo Meu INSS, sistema desenvolvido pelo INSS em conjunto com a Dataprev. Em caso de dificuldade, o segurado pode agendar para ser atendido na agência.

Vale mencionar que não é mais preciso agendamento para requerer o Salário-Maternidade e a Aposentadoria por Idade urbanos. Ao pedir, o segurado já tem o número do protocolo garantido e só vai ao INSS se for chamado.

Agendamento

Serviços que precisam de agendamento (Meu INSS ou telefone 135):

  • Aposentadoria por Idade (Rural)
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  • Atualizar Dados Cadastrais
  • Atualizar Dados de Imposto de Renda
  • Auxílio-Reclusão
  • Benefício Assistencial ao Idoso
  • Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
  • Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
  • Cadastrar Declaração de Cárcere/Atestado para Auxílio Reclusão
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante Legal
  • Carta de Concessão
  • Certidão por Tempo de Contribuição
  • Consulta de Extrato Previdenciário (Cnis)
  • Cópia de Processo
  • Desistir de Aposentadoria
  • Devolução de Documentos ou Processos
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
  • Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Extrato de Imposto de Renda
  • Histórico de Crédito de Benefício
  • Pecúlio
  • Pensão Rural
  • Pensão Urbana
  • Realizar Prova de Vida
  • Reativar Benefício
  • Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
  • Recurso
  • Renunciar Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão
  • Revisão
  • Salário Maternidade (Rural)
  • Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal
  • Solicitar Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
  • Transferir Benefício para outra Agência
  • Vista/Carga de Processos

Serviços que não precisam de agendamento para atendimento na agência:

  • Emissão de Senha para Acesso ao Meu INSS(quando não é possível fazer pela internet)
  • Consultar a Situação do Benefício
  • Consultar a Situação de Pedidos de Revisão e Recursos
  • Cálculo de GPS em Atraso
  • Inscrição na Previdência Social

Atendimento

Serviços que podem ser realizados sem sair de casa (Meu INSS e telefone 135):

Meu INSS

Todos os serviços disponíveis no Meu INSS podem ser realizados a distância. Vale ressaltar que, atualmente, é possível receber três benefícios automaticamente (a distância): Salário-MaternidadeAposentadoria por Idade e Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para este último, contudo, ainda é preciso agendamento presencial caso não seja possível ser concedido a distância). Abaixo, serviços disponíveis no Meu INSS, na ordem em que aparecem no site/aplicativo.

  • Aposentadoria por Idade (Urbana)
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Urbana)
  • Salário-Maternidade (Urbano)
  • Extrato Previdenciário (CNIS)
  • Simulação de Tempo de Contribuição
  • Histórico de Crédito de Benefício
  • Carta de Concessão
  • Resultado da Perícia Médica
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Extrato do Imposto de Renda
  • Consulta de Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
  • Consultar a Revisão de Benefício do Artigo 29
  • Alterar Dados de Contato
  • Agendar Serviços

Conheça mais sobre cada um dos serviços do Meu INSS no site do INSS (menu lateral esquerdo, basta clicar em Meu INSS). Também é possível tirar dúvidas e saber outras informações sobre a central de serviços do INSS.

Telefone 135

  • Informação sobre os serviços da Previdência Social
  • Agendar Serviços
  • Consultar Perícia Agendada
  • Verificar Data de Pagamento de Benefício
  • Pedir Informações sobre a Situação do Benefício
  • Atualização de Dados de Contato

Fonte: Portal INSS

Matheus Erler

Assessor Previdenciário