ARTIGOS

INSS: a volta das filas e do descaso

Não se trata de retomar o tema Reforma da Previdência, sobre o qual tanto falamos neste espaço, mas é importante que façamos uma reflexão sobre os últimos acontecimentos que ganharam visibilidade na mídia nacional em relação a estrutura e funcionamento do INSS. Situações que, aliás, não nos espanta e que, inclusive, prevíamos que acontecesse, diante da evidente intenção do governo federal em criar uma ambientação para uma possível privatização da previdência pública.

Continuar Lendo »

Aprovada a Reforma, e agora?

Foram várias as vezes em que ocupamos este espaço para alertar sobre os inúmeros equívocos relacionados à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 6/2019), principalmente quanto aos aspectos sociais que, acreditamos, são desastrosos para o desenvolvimento do país, principalmente no que tange a concessão de benefícios sociais a quem deles precisa e, muitas vezes até, depende.

Continuar Lendo »

Qual nosso futuro social?

A Reforma da Previdência passou na Câmara dos Deputados em primeiro e segundo turnos, agora estando no Senado Federal, exige de todos nós uma reflexão profunda sobre o futuro social do país.

Continuar Lendo »

Lucro acima de todos

O atual governo tem como slogan a famosa frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Ao meu ver, com a atual proposta da reforma da Previdência, a frase ficaria mais correta caso fosse utilizada da seguinte maneira: “LUCRO ACIMA DE TODOS”.

Continuar Lendo »

Reforma contra a previdência.

Muita gente não sabe, mas a origem do regime previdenciário utilizado no Brasil é alemã. No início da década de 1880, Otto von Bismarck apresentou a proposta revolucionária ao Reichstag (parlamento imperial), sugerindo a criação de um sistema amplo, dirigido pelo Estado, que garantiria pensões aos cidadãos mais velhos ou inválidos.

Continuar Lendo »